entrevista Flávio Tolezani: “O Dr. Araújo foi fundamental na minha trajetória.”

0

Flávio Tolezani faz CHECK-IN no portal TV a Bordo

entrevista Flávio Tolezani
foto Patricia Stavis

por Warlen Pontes

Apenas quatro meses separaram o Roy de ‘Verdades Secretas’ ao Dr. Araújo em ‘Êta Mundo Bom!’. O paulistano Flávio Tolezani desembarcou na trama de Walcyr Carrasco, cartaz no ‘Vale a Pena Ver de Novo’, na pele do pai que rompe paradigmas para ressignificar a vida do seu único filho.

Em entrevista ao portal TV a Bordo, Flávio conta como se “desfez” do Roy e se preparou para viver o advogado, homem de confiança da dona Anastácia (Eliane Giardini), destaca o privilégio de ter trabalhado com o saudoso diretor Jorge Fernando e, também, como tem passado esses dias em meio à pandemia.

Senhoras e senhores, Flávio Tolezani.

TVaBordo – Flávio, do drogado Roy em ‘Verdades Secretas’ para o doce Dr. Araújo, bom pai, homem de confiança da dona Anastácia (Eliane Giardini), de ‘Êta Mundo Bom!’, um salto e tanto!, e, igualmente, uma transformação radical. Como você trabalhou essa drástica mudança em tão pouco tempo de um personagem a outro?

entrevista Flávio Tolezani – Eu acho que são personagens tão diferentes, tão opostos, que acabou sendo até mais fácil fazer a construção a partir das negações, ou seja, do que o Dr. Araújo não era.  Me distanciar do que eu tinha acabado de fazer foi fundamental para essa nova jornada de trabalho. Por mais que eu tivesse muito amor (e tenho) por ‘Verdades Secretas’, estava na hora de deixar pra trás aquela carga pesada e virar a chave.
A primeira mudança foi a física. Deixar aquela aparência pra trás já tirou um peso enorme!

TVaBordo – A novela ‘Êta Mundo Bom!’ voltou com novos recordes no ‘Vale a Pena de Ver de Novo’ e, também, muito comentada nas redes sociais. Como recebeu a notícia da sua volta e, na sua opinião, qual é o segredo do sucesso da trama?

entrevista Flávio Tolezani – É maravilhoso ver esse sucesso de novo e depois de tão pouco tempo!  Fiquei muito feliz quando soube da escolha para o ‘Vale a pena ver de novo’, em primeiro lugar por ser um trabalho que adoro. E o mais importante: o momento em que estamos passando. A novela traz uma perspectiva muito positiva e de esperança. Algo fundamental em tempos tão sombrios. Acho que esse sucesso se deve ao texto primoroso do Walcyr; uma direção extremamente acertada; e um elenco e equipe artística completamente comprometida em contar essa história.

entrevista Flávio Tolezani
foto Globoplay / Cena de Claudio (Xande Valois), Flávio Tolezani, Maria Carol Rabello (Olga) e Sérgio Fonta (advogado)

TVaBordo – Qual a importância do Dr. Araújo em sua carreira e, se fosse montar um top 3 das suas cenas na novela, como ele seria?

entrevista Flávio Tolezani – Dr. Araújo é fundamental em minha trajetória. Cada novo personagem tem uma importância enorme, mas eu acho que esse também me proporcionou o que você me colocou na primeira pergunta: fazer algo tão diferente num curto espaço de tempo. É sair de algo pesado para uma coisa extremamente solar.
Além de ser um prazer poder “brincar” com composições complexas, me colocou em contato com outros grandes profissionais e colegas que se transformaram em lindas parcerias. Atores que sempre foram referência pra mim e o próprio Jorginho.
Difícil fazer esse top 3! Posso falar que ver o filho dar os primeiros passos é o ponto alto desse pai.

LEIA TAMBÉM

entrevista Rainer Cadete: “Acredito plenamente no poder revolucionário que o amor nos proporciona em todos os aspectos da nossa vida.”

TVaBordo – Vou pegar a deixa do Jorginho… que você teve o privilégio de trabalhar em ‘Êta Mundo Bom’ e, recentemente, na novela ‘Verão 90’. Quais são as melhores lembranças que guardou dele e o que tem levado para o seu aprendizado como ator?

entrevista Flávio Tolezani – Jorge era um gigante da televisão. Ele dominava todas as áreas, tinha o olhar aguçado para cada detalhe e fazia tudo com muito amor. Muito amor! Extremamente exigente. Ele respirava televisão. Ele transpirava arte.  Acho que minha maior lembrança é justamente o sorriso quase ingênuo de se satisfazer fazendo o que mais amava.

entrevista Flávio Tolezani
foto Lucas Novelas / Roy e Dr Araújo (Flávio Tolezani

TVaBordo – Vamos falar do isolamento? Como tem passado esses dias em meio à pandemia?

entrevista Flávio Tolezani – Acho que esse tempo de isolamento vem se prolongando tanto que já passei por algumas fases dentre dele. Fico em casa o máximo que consigo. Saio muito pouco mesmo, só para as coisas essenciais. E em casa eu tento manter uma rotina de estudos e trabalhos corporais. Fazendo aquelas coisas que a falta de tempo me impedia e que deixava para “depois”.  Daqui de dentro de casa eu mantenho o olhar atento sobre o mundo e tento direcionar minha indignação com o país para ações concretas no presente ou artísticas futuras.

TVaBordo – Como você é um ator com uma trajetória intensa e elogiável no teatro, teve que interromper algum projeto? Vai retomar? O que vem por aí?

entrevista Flávio Tolezani – Não interrompi nada no teatro. Como vinha numa rotina constante no áudio visual, o teatro estava em stand by e não tinha nada em andamento nos palcos. Interrompi um projeto de áudio visual e que foi adiado para quando a pandemia estiver controlada. Cheio de previsões, mas tudo muito incerto. De qualquer forma… estou com muito saudade dos palcos!

TVaBordo – Qual é a mensagem que você deixaria para as pessoas neste momento tão difícil de pandemia?

entrevista Flávio Tolezani – Olhar para o outro e pensar no próximo é sempre a melhor solução. Vamos sair dessa, juntos.

Agradecimento especial à Mariana Meireles

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.