GloboNews desembarca no Japão e visita a ‘Floresta do Suicídio’

0

Visita à Floresta do Suicídio é tema do primeiro episódio na nova temporada do ‘Que Mundo É Esse?’ 

GloboNews desembarca no Japão e visita a 'Floresta do Suicídio'
Monte Fuji próximo a Floresta do suicídio / foto divulgação

Um país de cultura milenar e uma história de superação que são motivos de orgulho para a população. Mas como manter o peso de tradições e lembranças em um mundo tão globalizado? Para entender o Japão sob um novo olhar, André Fran, Rodrigo Cebrian e Michel Coeli visitaram o país na nova temporada de ‘Que Mundo É Esse?’, que estreia na GloboNews neste domingo, dia 13, às 23h30.

LEIA TAMBÉM

Reprise de ‘Êta Mundo Bom!’ no ‘Vale a Pena Ver de Novo’ chega ao fim com mensagem de otimismo por Candinho

Floresta do Suicídio

O primeiro episódio mostra a lendária “Floresta do Suicídio”, localizada em Aokigahara e destino de dezenas de pessoas que querem tirar as próprias vidas. Para Michel Coeli, a beleza e o silêncio do local chamam a atenção. “O Japão já é habitualmente um país silencioso, mas a ausência de barulho no entorno da floresta, mesmo com comércio e gente praticando esportes, torna o local ainda mais sombrio. É muito lindo, com o Monte Fuji atrás, mas tem uma energia triste”, revela o jornalista.

Rodrigo Cebrian

Gravada no início de fevereiro, a série tinha como objetivo inicial apresentar o país neste ano importante, considerado como uma nova era para os japoneses por causa da proclamação do novo imperador e pela realização dos Jogos Olímpicos, em julho. Porém, a pandemia mudou tudo. Ao mesmo tempo em que o trio desembarcava em Tóquio, um cruzeiro atracado no porto de Yokohama, próximo à capital japonesa, era o segundo maior epicentro de covid-19 no mundo. “Quando entendemos a real situação do navio, fizemos muita força para estar o mais próximo possível do local. Tentamos diversos caminhos para conseguir acesso ao porto e achamos um taxista disposto a nos levar, que conhecia bem a área”, conta Rodrigo Cebrian.

Aprendizes de gueixa

Em cinco episódios, “Que Mundo É Esse?” mergulha na cultura do Japão e mostra como os antigos costumes ainda interferem na vida dos novos japoneses. A equipe vai até a cidade de Nara, onde conversa com aprendizes de “gueixa” para entender a relação da tradição com os conceitos atuais do feminismo. “Apesar de ser um país globalizado e completamente desenvolvido tecnologicamente, eles ainda lidam com alguns assuntos de forma muito arcaica. Um é a submissão das mulheres. Entre os países de primeiro mundo, o Japão é um dos piores em igualdade de gênero”, comenta André Fran.

Museu da Paz

Também nesta temporada, o programa viaja para Hiroshima e confere de perto os impactos da bomba atômica e suas consequências, até hoje, para os japoneses. Ao final de uma visita ao Museu da Paz, André, Rodrigo e Michel têm a valiosa oportunidade de conversar e aprender com um sobrevivente do ataque de 6 de agosto de 1945, que mudou para sempre a história do Japão. Além disso, para sentir a vivência de um terremoto e aprender como reagir, os jornalistas participam de uma simulação do fenômeno.

Que Mundo é Esse? – Japão

Os episódios da temporada de “Que Mundo É Esse? – Japão” também estão disponíveis no Globoplay.

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.