Conheça os benefícios e para que serve o gengibre

0

Você sabe para que serve o gengibre e quais são os seus benefícios? Se ainda tiver dúvidas sobre essas questões, esse conteúdo foi feito para você!

Conheça os benefícios e para que serve o gengibre
foto reprodução

Se engana quem pensa que a raiz é usada somente para o tratamento de rouquidão e resfriados

O gengibre possui diversos benefícios que vão desde o uso medicinal à preparação de receitas culinárias.

O que é o gengibre?

Usado em diversos preparos, tanto na gastronomia quanto na medicina, o gengibre é uma raiz tuberosa que tem diversos benefícios para a saúde.

A planta é originária da ilha de Java, localizada no oriente. Além disso, você pode encontrar a denominação do gengibre como mangarataia ou mangaratiá.

Para que serve?

Muitas pessoas se perguntam: gengibre é bom para o que? Uma infinidade de utilização!

A planta possui uma variedade de efeitos terapêuticos. Assim, pode ajudá-lo a perder peso e a tratar indigestão, azia, náuseas, gastrite, resfriados, colesterol alto, pressão alta, tosse, dores musculares, problemas de circulação sanguínea e artrite.

Benefícios do gengibre

Os benefícios do gengibre para a saúde são principalmente ajudar a reduzir o peso, acelerar o metabolismo e relaxar o sistema gastrointestinal. Fora esses benefícios, a raiz também ajuda a prevenir náuseas e vômitos.

Além desses benefícios, o gengibre também pode atuar como um agente antioxidante e anti inflamatório, ajudando a prevenir doenças como câncer colorretal e úlcera gástrica.

Vamos ver os 10 principais benefícios do gengibre para a sua saúde:

1 – Auxilia na perda de peso

O gengibre tem efeitos diuréticos e termogênicos, pode ajudar a perder peso, aumentar o metabolismo e fazer o corpo gastar mais energia.

Porém, para garantir esse efeito, é muito importante incluir alimentos como parte de uma dieta saudável e balanceada.

Uma ótima opção para esta finalidade é adicionar na rotina de hábitos saudáveis o chá de gengibre.

2 – Combate a azia

Alguns remédios caseiros são ótimas opções naturais para aliviar a azia em minutos, e o gengibre não fica de fora dessa.

A raiz também é uma excelente opção para aliviar a azia. Ele ajuda a reduzir as contrações do estômago, evitando assim a ocorrência de refluxo, consequentemente reduzindo a sensação de azia.

3 – Protege o estômago contra úlceras

 O gengibre ajuda a proteger o estômago contra úlceras, pois auxilia no combater a bactéria Helicobacter pylori, que é a principal causa de gastrite e úlceras gástricas.

Além disso, o gengibre também pode prevenir o aparecimento de câncer gástrico. Na maioria dos casos, o câncer gástrico está relacionado a alterações celulares causadas por úlceras.

LEIA TAMBÉM

Pepsi Twist ganha sabor Gengibre

4 – Combate os gases intestinais

O gengibre pode aliviar a dor e reduzir os gases. Além disso, pode ser consumido cru, consumido como chá com gás ou adicionado à comida. Recomenda-se o uso 3 vezes ao dia para tornar o ingrediente eficaz como medicamento contra gases.

A planta também pode ajudar as pessoas com essa síndrome a aliviar e relaxar os intestinos, para que os pacientes possam levar uma vida normal e tranquila.

5 – Atua como agente antioxidante

Os antioxidantes são moléculas que podem neutralizar os radicais livres que atacam e atacam o corpo humano, enfraquecem suas funções normais, levam ao envelhecimento prematuro e aumentam o risco de câncer, diabetes e outras doenças.

O gengibre pode reduzir significativamente o nível de radicais livres no corpo e aumentar a atividade dos antioxidantes endógenos – superóxido dismutase e catalase. Além de, salvar a vitamina C e E no corpo.

6 – Atua como agente anti-inflamatório

Além de ser eficaz contra os radicais livres, o gengibre é um excelente anti-inflamatório natural por causa das suas características especiais, por exemplo, ele pode ser usado para tratar dores ou inflamações na garganta ou estômago.

Também possui um sabor especial, e um dos principais benefícios do gengibre são as propriedades extremamente características que podem produzir resultados mais eficazes do que os remédios tradicionais.

7 – Previne o câncer colorretal

Como o gengibre é um agente antioxidante e anti-inflamatório, a raiz ajuda a prevenir doenças como câncer colorretal e úlcera gástrica (como já mencionado anteriormente).

A planta tem esse efeito de prevenção pois contém uma substância chamada óleo 6-ginger, que impede o desenvolvimento e a proliferação de células cancerosas nessas áreas.

8 – Melhora náuseas e vômitos

A náusea pode ser causada por problemas emocionais, como ansiedade, mas também pode estar relacionada a certas doenças, como infecções intestinais.

Uma ótima alternativa natural para isso é tomar o chá de gengibre ou mesmo mastigar as suas lascas para aliviar as náuseas, pois a raiz possui propriedades antibióticas que podem aliviar além de náuseas, mas também vômitos.

9 – Combate a perda de apetite

Além desses diversos benefícios, o gengibre também auxilia na perda de apetite. Sendo assim,

Que o gengibre é um grande aliado da melhora do metabolismo não é novidade. Mas além disso, você sabia que esse alimento ajuda a perda de apetite?

É isso mesmo, a raiz pode suprimir o apetite porque seus ingredientes contém uma substância que pode reduzir o desejo de comer e aumentar a saciedade.

10 – Regula a pressão arterial

Ao contrário do que muitos pensam, o gengibre não aumenta a pressão arterial e pode realmente ajudar a reduzir a pressão alta, já que possui compostos fenólicos em sua composição.

Estes compostos são:

  • Gingerol
  • Chogaol
  • Zingerona
  • Paradol

Portanto, o gengibre é muito útil para pessoas com pressão alta. Também pode ajudar a prevenir trombose, derrame e doenças cardiovasculares, como aterosclerose e ataques cardíacos.

O gengibre possui uma substância denominada gingerol, esta tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas e antialérgicas. Com isso, as propriedades podem proteger o nosso corpo.

Essas qualidades curativas da raiz são atribuídas ao conjunto de outras substâncias encontradas no gengibre, como por exemplo: cafeína, flandreína, curcumina, gingerona, zingibereno, gingerols e shogaoli.

Além desses atributos, a planta (como já mencionado) possui propriedades termogênicas. Assim, ajuda acelerar o metabolismo aumentando a queima de gordura corporal.

Portando, as principais propriedades do gengibre são:

  • Antimicrobiano
  • Antioxidante
  • Termogênico
  • Digestivo
  • Combate o vômito
  • Anti-inflamatório
  • Antirreumático
  • Antiviral
  • Antitussígeno
  • Antialérgico
  • Estimula o coração
  • Estimula o apetite

Quando não consumir o gengibre

Gengibre faz mal pra pressão alta? Essa com certeza é uma dúvida comum…

Os efeitos colaterais mais comuns que o gengibre pode causar incluem dores de estômago e sonolência, mas geralmente ocorrem apenas quando consumido além do recomendável.

Também existem relatos de azia, diarréia e dor de estômago após comer gengibre. Nesse caso, deve ser excluído da dieta alimentar.

O gengibre pode favorecer hemorragias, portanto, os pacientes com estes distúrbios devem evitar o alimento. Além disso, os pacientes com doenças cardíacas devem excluir o gengibre das duas dietas e, nesse caso, o consumo do gengibre deve ser proibido.

Este vegetal também pode reduzir os níveis de açúcar no sangue e pode ser necessário reajustar a dose de insulina para pessoas com diabetes.

Além disso, existem estudos afirmando que a planta pode facilitar o aborto em pacientes gestantes e até mesmo causar malformação em recém-nascidos. Porém, nenhuma dessas informações foram comprovadas até o momento.

Portando, o gengibre pode não ser é recomendado para:

  1. Gestantes
  2. Crianças
  3. Cardiopatas
  4. Pacientes com úlcera
  5. Pacientes com enxaqueca
  6. Pacientes com cálculo na vesícula biliar

Tabela nutricional do gengibre

O gengibre fornece 80 calorias a cada 100 gramas e contém uma quantidade adequada de vitamina B6, magnésio, manganês e minerais.

A raiz possui 79% de água em sua composição. Além disso, seus macronutrientes são distribuídos em:

A raiz possui 79% de água em sua composição. Além disso, seus macronutrientes são distribuídos em:

  • 18% de carboidratos
  • 2% proteínas
  • 1% de gordura
Informações nutricionais Gengibre (100g)
Nutrientes Unidade de medida Quantidade
Calorias kcal 80
Proteínas g 1,82
Gorduras totais g 0,75
Carboidratos g 17,77
Fibras g 2
Cálcio mg 16
Ferro mg 0,6
Magnésio mg 43
Fósforo mg 34
Potássio mg 415
Sódio mg 13
Zinco mg 0,34
Cobre mg 0,22
Manganês mg 0,22
Selênio mcg 0,7
Vitamina C mg 5
Tiamina mg 0,025
Riboflavina mg 0,034
Niacina mg 0,75
Vitamina B6 mg 0,16

Perguntas frequentes:

Quais os benefícios do gengibre para a saúde?

O gengibre possui diversos benefícios para a saúde, ajuda a combater enfermidades e aliviar sintomas. A raiz atua diretamente no combate à rouquidão, acelera o metabolismo, aumenta a imunidade, melhora náuseas e vômitos, atua como agente anti-inflamatório e regula a pressão arterial.

Como consumir gengibre todos os dias?

Você pode consumir como chá, bala de gengibre, utilizar o pó do gengibre como tempero ou até mesmo cortar pequenos pedaços da raiz e mastigar.

O que acontece se tomar chá de gengibre todos os dias?

O consumo exagerado do gengibre pode causar sintomas adversos, como náuseas e reações na pele.

Para que serve o gengibre na água?

Tomar água de gengibre é uma das diversas formas de consumi-lo. Os benefícios são: acelera o metabolismo, melhora a imunidade, atua como agente anti-inflamatório e previne náuseas e vômitos.

Quem não deve usar o gengibre?

Existem algumas contraindicações para o consumo do gengibre. Ou seja, a raiz pode não ser recomendada para pessoas cardiopatas, gestantes, usuários de remédios anticoagulantes, pacientes com úlcera e pacientes com cálculo na vesícula biliar .

Como usar o gengibre?

O gengibre pode ser utilizado como chá, bala de gengibre, temperos, ponche, biscoitos e pães.

Acesse o link abaixo e conheça receitas com gengibre:

COZINHA PROFISSIONAL

 

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.