‘Gênesis’: Ramon Bellan estreia na superprodução da Record TV

0

Ramon Bellan dará vida ao rei TIDAL, rei de Goim

'Gênesis': Ramon Bellan estreia na superprodução da Record TV
foto arquivo pessoal

O que muita gente não deve saber é que Ramon Bellan, mineiro de uma cidadezinha do interior chamada Carangola, além de ser um ator talentosíssimo, é diretor e produtor de três dos canais na web: @oscarecudos / @canaltrinca / @canaltetopreto.

Ramon Bellan

Ramon Bellan iniciou sua carreira aos sete anos de idade, acumulando 31 anos de experiência no mercado artístico. Atua, desde 2008, em novelas, minisséries e no cinema nacional. Na Record TV trabalhou em ‘Amor Sem Igual’, ‘Jesus’, ‘Apocalipse’, ‘Rei Davi’, ‘Bela a Feia’, ‘Chamas da Vida’ e ‘Os Mutantes’. Já na Rede Globo foram ‘O Velho Chico’ e ‘Sob Pressão’. No cinema, os longas ‘Shiuuuu ‘nunca mais” de Adiel Hazaitz, ‘Para onde vou?’, também de Adiel Hazaitz, ‘Intervenção 7’, de Rodrigo Pimentel, ‘Assalto ao Banco Central’, direção do saudoso Marcos Paulo, ‘Todo gato vira lata’, do Daniel Filho, ‘Filhos dos Carnaval’, de Andrucha Waddigton, ‘Inimigo-Direção’, de Ajax Camacho e, ‘Cazuza’, Mundo de Cinema. No teatro, obras como ‘Paixão de Cristo Ele Vem’, ‘Paixão de Cristo Filho do Amor’, ‘Crime Desorganizado’, ‘Noite da Comédia Improvisada’, ’40 kbeças’, ‘Ópera do Malandro’, ‘Pluft, o Fantasminha Camarada’, ‘Romeu e Julieta’, entre outros.

LEIA TAMBÉM

‘Gênesis’: Rafael Mozzato estreia na superprodução da Record TV

Prêmios

Ramon Bellan acumula mais de oito Prêmios nacionais e dois Prêmios internacionais: Festival Internacional de Cinema de Cannes, Cannes Lion 2019 e no FICC, Festival Internacional de Cinema.

Gratidão

Sobre seu papel em Gênesis, ele declara, “Mais uma vez gostaria de expressar minha gratidão a Núbia Coelho, Edgar Miranda, Mônica Teixeira, Eduardo Pradella, a Record TV e a produtora Casablanca, por mais essa oportunidade tão especial, com o personagem TIDAL, Rei de Goim. Que honra!”, agradece.

 Sobre o Personagem Tidal

Tidal, rei de Goim, é um monarca mencionado na Bíblia, no Livro de Gênesis, capítulo 14, versículo 1, em diante. “Então, saiu o rei de Sodoma, e o rei de Gomorra, e o rei de Admá, e o rei de Zeboim, e o rei de Belá (esta é Zoar) e ordenaram batalha contra eles no vale de Sidim, 9 contra Quedorlaomer, rei de Elão, e Tidal, rei de Goim, e Anrafel, rei de Sinar, e Arioque, rei de Elasar; quatro reis contra cinco. 10 E o vale de Sidim estava cheio de poços de betume; e fugiram os reis de Sodoma e de Gomorra e caíram ali; e os restantes fugiram para um monte.”

Goim

A palavra Goim na Bíblia hebraica pode ser transliterado como “nação”, “povo” ou “grupos étnicos” (no hebraico moderno significa “Gentios”), apenas de comentários bíblicos sugerirem que neste versículo pode referir-se à região de Guti.

Teorias sobre o nome

O nome Tidal é considerado equivalente à Tudhalia, o nome de um rei proto-hitita e de um rei Hitita. O nome continuou como “Tudal” até o período neo-hitita. De acordo com David Rohl, Tidal é o mesmo que Tishdal, um governante hurrita da Cordilheira de Zagros.

Sobre a história do Personagem

A Batalha do Vale de Sidim é um evento descrito em Gênesis, capítulo 14, no qual uma aliança de quatro reis da Mesopotâmia fez guerra contra cinco reis das cidades da planície. Ló, o sobrinho de Abraão, foi capturado pelos quatro reis, mas resgatado por Abraão, que é então abençoado pela misteriosa figura de Melquisedeque. Após a batalha, Melquisedeque trouxe Pão e Vinho e abençoou Abraão.

Sodoma e de Gomorra

Derrotados, os reis de Sodoma e de Gomorra fugiram, e algumas das suas tropas caíram nos “poços e mais poços de betume” que prevaleciam naquela área. (Gên 14:4, 8-10). Alguns acreditam que a baixada de Sidim seja a parte do Mar Morto que se parece a uma baía, ao sul da península de Lisan. Acham que antigamente era um vale fértil e que evidentemente afundou mais tarde, talvez por causa de atividade sísmica ou por mudanças topográficas resultantes da destruição de Sodoma, Gomorra e de todo o Distrito, causada por Deus. (Gên 19:24, 25). De tempos em tempos, ainda sobe matéria betuminosa até a superfície das águas rasas, ali.

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.