‘Chofer de Praça’ abre Festival de Filmes da TV Aparecida

0

Além de ‘Chofer de Praça’, outras histórias de Mazzaropi e documentário inédito estão na programação de Julho da emissora

'Chofer de Praça' abre Festival de Filmes na TV Aparecida
foto reprodução

Abrindo as férias do mês de Julho, a TV Aparecida exibe um pacote de filmes para divertir e proporcionar conhecimento. Clássicos do cinema da franquia Mazzaropi, ator e cineasta que em junho completou 40 anos de morte, e um documentário sobre a cultura do Vale do Paraíba estão na lista das sessões “Tela de Sexta” e “Cine Família”. 

“Saberes do Vale”

Em destaque, o documentário inédito “Saberes do Vale”, que será exibido no domingo (04/07), às 15h. A obra, produzida pela Fotocontexto e Tomara!, retrata os saberes e os fazeres que são patrimônios imateriais do Vale do Paraíba (região que engloba várias cidades do interior paulista) com o objetivo de documentar, preservar e divulgar as características culturais locais. 

Confira toda a programação e as sinopses dos filmes: 

LEIA TAMBÉM

Saiba tudo sobre como obter a nacionalidade portuguesa

02/07 (Sexta-feira), às 21h45: Chofer de Praça  

04/07 (Domingo), às 15h: Saberes do Vale (Inédito)  

09/07 (Sexta-feira), às 21h15: Cartas à Elena  

11/07 (Domingo), às 15h: Anjos pelo Caminho 

16/07 (Sexta-feira), às 21h15: Fuzileiro do Amor 

18/07 (Domingo), às 15h: O Noivo da Girafa  

23/07 (Sexta-feira), às 21h15: Nadando em Dinheiro  

25/07 (Domingo), às 15h: A Banda das Velhas Virgens  

30/07 (Sexta-feira), às 21h15: O Lamparina  

Sinopses: 

Chofer de Praça  

Para ajudar o filho a concluir os estudos de medicina, um homem consegue um emprego de taxista num calhambeque caindo aos pedaços. Apesar do esforço, ele causa vergonha por suas barbeiragens no trânsito. 

Direção: Milton Amaral 

Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Ana Maria Nabuco 

Gênero: Comédia 

Classificação indicativa: 10 anos 

Saberes do Vale  

A obra retrata os saberes e os fazeres que são patrimônios imateriais do Vale do Paraíba com o objetivo de documentar, preservar e divulgar as características culturais da região. Os saberes e fazeres foram selecionados a partir de quatro dimensões: Brincar, Comer, Criar e Morar. Com essas portas de entrada, um intenso processo de pesquisa foi realizado em diferentes municípios do Vale do Paraíba. Os temas abordados no filme/documentário incluem construções de pau-a-pique, a produção de farinha e a feitura de paçocas, a fabricação artesanal de brinquedos e o próprio brincar, além das tradicionais figuras de barro da região. 

Direção: Eduardo Barcellos 

Produtoras: Fotocontexto/Tomara! 

Classificação indicativa: Livre

Cartas a Elena 

Nas belas montanhas em Chihuahua, no México, um jovem rapaz é adotado pelo carteiro. Como parte de suas tarefas diárias, estão não só entregar o correio, mas ler as cartas para os moradores, pois a maioria é analfabeta. O jovem rapidamente aprende a ler e escrever, mas se sente triste com as histórias, em sua maioria difíceis, enviadas por parentes que se deslocaram ao norte de Denver, Colorado, em busca de um futuro melhor. Um dia, Emílio, com grande imaginação, muda as letras para histórias felizes e otimistas, e ainda conhece uma jovem chamada Elena, que se torna seu primeiro amor. 

Direção: Llorent Barajas 

Elenco: Carmen Salinas, Irma Dorantes, Javier López 

País: México 

Classificação indicativa: 10 anos 

Anjos pelo caminho 

A pequena Rachel decide sair em um passeio à tarde com seu avô Doyle, um pouco fragilizado por conta da idade, para encontrar sua mãe. Infelizmente, eles se perdem no caminho e enquanto amigos, vizinhos e a polícia os procuram, Valerie, a mãe de Rachel, reza pelo retorno deles em segurança. 

Direção: Tom Withus 

Elenco: Bella Mancuso; John Lina; Erica House 

País: Estados Unidos 

Gênero: Drama 

Classificação indicativa: 10 anos 

Fuzileiro do Amor 

José Ambrósio é um modesto sapateiro que entra para o Corpo de Fuzileiros Navais para agradar o pai da namorada, um sargento reformado. Mas, mole do jeito que é, o caipira José Ambrósio passa a ter problemas com o sargento-instrutor. Para complicar ainda mais, surge Ambrósio José, seu irmão gêmeo e sargento do Corpo de Fuzileiros Navais. O recruta atrapalhado é confundido com seu irmão, transformando o quartel em uma bagunça total. 

Direção: Eurides Ramos 

Elenco: Amácio Mazzaropi, Teresinha Amayo, Roberto Duval, Gilberto Martinho, Pedro Dias, Wilson Grey, Francisco Datas, Alberto Perez, Nick Nicola, Domingos Terras, Agildo Ribeiro, João Péricles, Daniel Filho, Moacyr Deriquem, Nazareth Mendes, Ricardo Luna, Mario Campioli Jr., Ingrid Frichtner, Francisco Colonese, Pato Preto, Angela Maria, Margot Morel e Luiz de Barros. 

Gênero: Comédia 

Classificação indicativa: Livre 

O Noivo da Girafa 

Aparício Boamorte é empregado de um zoológico no Rio de Janeiro, onde é muito gozado por seus colegas de trabalho e o chefe. Por isso, ele se apega a uma girafa, recebendo o apelido de “noivo da girafa”. Um dia, a filha do dono da pensão onde Aparício mora, fica doente e ele é acusado de ter passado a doença dos animais para a menina. Então, é obrigado a ir ao médico. Sem dinheiro, ele consulta um veterinário do zoológico que confunde seus exames com um animal doente e lhe dá quinze dias de vida. 

Direção: Víctor Lima 

Elenco: Amácio Mazzaropi, Glauce Rocha, Nieta Junqueira 

Gênero: Comédia 

Classificação indicativa: Livre 

Nadando em Dinheiro 

Após um acidente de carro, Isidoro descobre que é herdeiro de uma grande fortuna. Muda-se para uma mansão e começa a viver como um milionário. Mas a alta sociedade tem dificuldades em aceitá-lo como novo rico. Isidoro começa a ter uma vida dupla, provocando uma série de confusões. Até que descobre o que, de fato, está lhe acontecendo. 

Direção: Abílio Pereira de Almeida, Carlos Thiré 

Elenco: Amácio Mazzaropi, Ludy Veloso, A. C. Carvalho, Nieta Junqueira, Liana Duval, Carmen Muller, Simone de Moura, Vicente Leporace, Xandó Batista, Francisco Arisa, Jaime Pernambuco, Elísio de Albuquerque, Ayres Campos, Napoleão Sucupira, Domingos Pinto, Nelson Camargo, Bruno Barabani, Giordano Martinelli. 

Gênero: Comédia 

Classificação indicativa: 10 anos 

A Banda das Velhas Virgens 

O caboclo Gostoso é o maestro de uma banda feminina formada unicamente por mulheres idosas e beatas. Orgulho da pequena cidade, a banda é mantida pelos donativos recolhidos pela igreja. Os filhos de Gostoso se envolvem com os do patrão e ele resolve sair da fazenda para evitar perseguições. Gostoso recomeça a vida na cidade vasculhando o “lixão” e se transforma no principal suspeito de um roubo. 

Direção: Pio Zamuner e Amácio Mazzaropi 

Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Renato Restier, André Luiz Toledo, Cristina Neves 

Gênero: Comédia 

Classificação indicativa: Livre 

O Lamparina 

Bernardino é um pacato homem do campo que, para não enfrentar o bando de cangaceiros de Zé Candiero, acaba se disfarçando e é confundido com um deles. Incrementando a farsa, ele faz sua família passar por seu bando e todos acabam parando no acampamento dos verdadeiros cangaceiros, quando o “destemido” Lamparina vai ter que mostrar ser um “cabra valente” de verdade. 

Direção: Glauco Mirko Laurelli 

Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Francisco Di Franco, Emiliano Queiroz, David Cardoso 

Gênero: Comédia 

Classificação indicativa: 10 anos 

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.