Entrevista Walcyr Carrasco: “O desejo do público de assistir à continuação da história foi o que mais me motivou para fazer ‘Verdades Secretas II'”

0

Autor de ‘Verdades Secretas II’, Walcyr Carrasco revela o que o público pode esperar da obra

Entrevista Walcyr Carrasco: "O desejo do público de assistir à continuação da história foi o que mais me motivou para fazer 'Verdades Secretas II'"
Walcyr Carrasco / foto Victor Pollak

Faltam dois dias para a chegada dos 10 primeiros capítulos da novela Original Globoplay ‘Verdades Secretas II’, a partir do dia 20. Para aplacar a curiosidade de quem está contando os dias, o autor Walcyr Carrasco adianta o que o público pode esperar da história. Com mais de 60 livros publicados, o jornalista, autor e dramaturgo assinou peças de sucesso como ‘Batom’ (1995) e ‘Êxtase’ (1997), pela qual recebeu o prêmio Shell de melhor autor. Em 2008, Walcyr ingressou na Academia Paulista de Letras e, em 2010, ganhou o prêmio da União Brasileira dos Escritores pela tradução e adaptação de ‘A Megera Domada’, de Shakespeare.

LEIA TAMBÉM

‘Verdades Secretas II’: saiba tudo sobre a trama de Walcyr Carrasco

Trajetória Walcyr Carrasco

Para a TV, Walcyr começou a escrever no final da década de 1980. A primeira novela na Globo foi ‘O Cravo e a Rosa’ (2000), dirigida por Walter Avancini, com quem repetiu a parceria em ‘A Padroeira’ (2001). As novelas ‘Chocolate com Pimenta’ (2003), ‘Alma Gêmea’ (2005), e ‘Êta Mundo Bom!’ (2016), dirigidas por Jorge Fernando, consagraram o autor no horário das seis. A estreia na faixa das sete foi com a comédia romântica ‘Sete Pecados’ (2007). Depois, escreveu ‘Caras & Bocas’ (2009) e ‘Morde e Assopra’ (2011).

Novelas das nove e das onze

A primeira novela das nove foi ‘Amor à Vida’ (2013), grande sucesso de crítica e público. Para a faixa das onze, Walcyr escreveu ‘Gabriela’ (2012) e ‘Verdades Secretas’ (2015), que conquistou o Emmy Internacional, além do Troféu APCA e do Prêmio Extra de Televisão como Melhor Novela. Além disso, recebeu o Prêmio Jabuti, em 2017, pela tradução e adaptação de Romeu e Julieta. Voltou ao horário das nove com ‘O Outro Lado do Paraíso’ (2018) e ‘A Dona do Pedaço’ (2019). Agora retoma a parceria com a diretora Amora Mautner em ‘Verdades Secretas II’, continuação da premiada novela de 2015 atualmente no ar na TV Globo.

Entrevista Walcyr Carrasco

O que o motivou a escrever ‘Verdades Secretas II’ e como foi o processo de reencontro com a trama tanto tempo depois?
O extraordinário sucesso de ‘Verdades Secretas’ e o desejo do público de assistir à continuação da história foi o que mais me motivou para escrever esta nova temporada. Acredito que o processo de realizar esse trabalho seria um desafio grande a qualquer momento, pois é preciso conseguir manter a trama viva e surpreendente.

Quais foram os critérios para decidir os personagens que estariam nessa sequência?
Os critérios foram determinados pela dramaturgia. Ou seja, com quem a história continuaria, quais personagens tinham histórias que possibilitavam sequência. Cada temporada tem uma história diferente, mas juntas elas se entrelaçam.

Quase todos os personagens vivem de forma politicamente incorreta e têm uma moral própria. Por isso, acabam seguindo caminhos tortuosos. Existe algo maior que os move para que escondam sua ‘verdade secreta’?
A vida é que move a todos, porque todo mundo tem sua verdade secreta, mesmo que escondida no fundo do coração.

Para além do book rosa, é possível ver que as cenas de sexo entre os personagens estão sendo retratadas de diferentes formas nessa nova fase da trama, especialmente na relação entre Angel e Percy. O que poderia falar a respeito?
A questão da venda do corpo pode ultrapassar os limites do que é psicológica e fisicamente saudável. É o que o mostro nessa relação.

Assim como na primeira fase, ‘Verdades Secretas II’ vai abordar o uso de drogas e você tem experiência em tratar desse tema, inclusive em livros. Existe algo novo envolvendo a questão que será mostrado na continuação da trama?
Acho importante falar da droga que a pessoa toma sem ter consciência do perigo, como no caso de alguns remédios de emagrecimento, por exemplo. Esse é o principal alerta, além da dependência química.

O que o público, que está na maior expectativa por ‘Verdades Secretas II’, pode esperar da obra?
O público será surpreendido por novos aspectos da misteriosa Angel e novas histórias envolvendo a agência, com os lançamentos de jovens atores.

A trilha musical de ‘Verdade Secretas II’

A trilha sonora da novela Original Globoplay ‘Verdades Secretas II’ foi cuidadosamente elaborada para ser atemporal e dar o tom adequado aos personagens e toda a ambientação da obra. A diretora artística Amora Mautner conta que, junto de profissionais de sua equipe, optou por mesclar músicas dos anos 80 com atuais, a maior parte delas no estilo eletrônico internacional. “A Raphaela Leite, que faz parte da minha equipe de pesquisa e criação, foi quem sugeriu misturar músicas antigas e contemporâneas. Ela trouxe uma proposta bem particular e o nosso desejo era que toda música tivesse bastante personalidade. Temos, por exemplo, Wanda Jackson, FKA Twigs e Letrux na trilha. A parte incidental é bastante atmosférica e foi criada pelo meu parceiro de longa data Eduardo Queiroz. A trilha sonora é um pilar muito importante nesse projeto, na construção do ambiente”, conta a diretora.

Juliana Medeiros

Juliana Medeiros, supervisora de produção musical da TV Globo, diz que referências dos anos 80 estão presentes em muitas composições do momento. “Os anos 80 voltaram, temos no cenário musical diversos artistas utilizando referências dessa época. Criamos uma trilha muito especial, bastante eletrônica, especialmente para as cenas da casa noturna e dos desfiles de moda. Uma trilha que acompanha muito bem a trama densa e ousada de ‘Verdades Secretas II'”, analisa Juliana. A música “Summer Kisses, Winter Tears” na voz de Mãeana é uma gravação inédita para a novela.

TrIlHa SoNoRa

Confira abaixo a trilha sonora. O primeiro capítulo será transmitido em uma live no Globoplay, aberta para não assinantes, às 21h30, do dia 20. Em seguida, seus 10 primeiros capítulos estarão disponíveis na plataforma para os assinantes.

Two Weeks (FKA Twigs)
The Curse (Agnes Obel)
Shadow (Chromatics)
Your Body Changes Everything – Boy Harsher Remix (Perfume Genius, Boy Harsher)
Smalltown Boy (Bronski Beat)
Oblivion (Grimes)
Help Me Lose My Mind (Disclosure, London Grammar)
Flerte Revival (Letrux)
Heart Of Glass (Blondie)
The Only Way (Tricky)
Funnel Of Love (Wanda Jackson)
You Should See Me In A Crown (Billie Eilish)
Fade To Grey (Visage)
My Name Is Trouble (Keren Ann)
The Fall (Rhye)
Cosmic Dancer (Nick Cave)
You Don’t Know How Glad I Am (Nancy Wilson)
Overpowered (Roisin Murphy)
Summer Kisses, Winter Tears (Mãeana)

Sobre o Globoplay
O Globoplay é a maior plataforma brasileira de streaming, com oferta de conteúdo gratuito e exclusivo para assinantes. O serviço reúne diversos conteúdos originais Globo e do mercado audiovisual independente, filmes e séries internacionais renomadas, dentre elas produções exclusivas, que só estão disponíveis online. A plataforma conta ainda com uma oferta completa com os canais lineares da Globo através do Globoplay + canais ao vivo, que agrega em um só lugar, além da TV Globo, o Multishow, GloboNews, Sportv 1, Sportv 2, Sportv 3, GNT, Viva, Gloob, Gloobinho, Off, Bis, Mais Na Tela, Megapix, Universal TV, Studio Univeral, SYFY, Canal Brasil e Futura. Tudo junto, na mais completa e variada oferta de conteúdo para que o público acesse a qualquer momento e de onde estiver o que está no ar, o que já foi ao ar e o que ainda será exibido.

Assista ao trailer

https://www.youtube.com/watch?v=NiOaq9ZZNRU

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.