GloboNews exibe documentário ‘Brasil: DNA África’

0

‘Brasil: DNA África’ será exibido em razão do Dia da Consciência Negra

GloboNews exibe documentário 'Brasil: DNA África'
foto divulgação

O filme é uma produção da Globo Filmes em parceria com a GloboNews

Neste final de semana, é celebrado no Brasil o Dia da Consciência Negra, uma homenagem a Zumbi de Palmares, responsável por liderar uma das mais importantes resistências contra a escravidão no Brasil. Para celebrar essa data tão importante de valorização por suas lutas e conquistas, a GloboNews exibe neste domingo, dia 21, a partir das 23h, o filme ‘Brasil: DNA África’, na sua faixa especial de documentários. Na busca por saber mais sobre as etnias ancestrais do povo brasileiro, a obra narra o processo de resgate da origem de cinco cidadãos comuns, que se submetem a um teste de DNA e encontram suas origens na África. Após as descobertas, eles embarcam em uma jornada de autoconhecimento, ao visitar os cinco países africanos de onde seus antepassados foram trazidos como escravos para o Brasil.

ASSISTA NA GLOBO

‘Esporte Espetacular’ e as curiosidades da Copa no Catar em 2022

‘Brasil: DNA África’

Com direção de Mônica Monteiro, o projeto começou em 2013 guiado pelos eixos histórico, cultural e científico. Ao todo, 150 pessoas fizeram testes de DNA e tiveram seus resultados comparados com os 220 registros de etnias africanas do banco de dados do laboratório americano African Ancestry. As cinco pessoas selecionadas saíram de suas cidades natais e foram conhecer seu povo na África, levando a produção à Nigéria, Guiné Bissau, Angola, Camarões e Moçambique. De acordo com pesquisas realizadas nos últimos anos, cerca de 51% da população brasileira se declara negra ou parda, mas são poucos os que podem dizer qual a sua origem e de onde vieram.

GloboNews

Desde 2014, a GloboNews já produziu mais de 70 documentários com a Globo Filmes, com o Canal Brasil e, mais recentemente, com o Globoplay. Títulos que mereceram indicações em vários festivais nacionais e internacionais e a prêmios como o Emmy Internacional (com o documentário ‘Torre de David’ em 2015, com ‘Síria em Fuga’ em 2016, ‘Aliados’ em 2020 e ‘Cercados’ em 2021). A lista inclui ainda renomadas produções como: ‘Cidades Fantasmas’, ‘Libelu – Abaixo a Ditadura’ e ‘Cine Marrocos’ – também vencedoras do Festival É Tudo Verdade –, e ‘Marinheiro das Montanhas’, único filme brasileiro selecionado para o Festival de Cannes de 2021.

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.