Alex Escobar e Maju Coutinho fazem homenagem a operários do samba

0

Homenagem de Alex Escobar e Maju Coutinho é feita em ensaio fotográfico

Alex Escobar e Maju Coutinho fazem homenagem a operários do samba
Maju Coutinho e Alex Escobar homenageiam profissionais do carnaval / foto divulgação TV Globo

TV Globo transmite os desfiles das escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro a partir desta sexta-feira, com comentários de Milton Cunha e Pretinho da Serrinha

“Alô, povão, agora é sério!”. O grito estava guardado no peito e na garganta por mais de dois anos. Neste período, a classe trabalhadora diretamente ligada à feitura do maior espetáculo da Terra foi a que mais sofreu com a suspensão das atividades de onde tiravam seu sustento. E numa preparação intensiva para apresentar os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio, Alex Escobar e Maju Coutinho visitaram todos os 12 barracões das agremiações na Cidade do Samba, se aproximaram desses profissionais e fizeram um ensaio fotográfico para homenageá-los.

Alex Escobar

“Procurei absorver aquela energia, sentir o que se passa na cabeça de cada um desses operários do samba e foi muito especial. Entre todos os envolvidos com o carnaval, eles foram os que mais sofreram com a pandemia. Deu pra sentir a força do motorista que leva o carro até a Avenida, que é uma coisa inacreditável”, explica Escobar.

ASSISTA NA TV GLOBO

‘Brasileirão 2022’: TV Globo transmite Athletico – PR e Flamengo

Maju Coutinho

Maju faz coro sobre a importância de valorizar esses profissionais: “O carnaval não alimenta só a alma dos integrantes das escolas, ele também é uma indústria que bota comida na mesa de muita gente que passou por um período difícil nessa paralisação por causa da pandemia, que mostrou resiliência e seguiu na luta. Esse retorno é importantíssimo para alimentar também o espírito carnavalesco e para movimentar essa indústria que é a nossa Hollywood”.

Nono carnaval

No ensaio, os dois assumiram, com reverência, o posto de costureiras, aderecistas e conferiram de perto a trabalho de soldadores. Nas agremiações uma verdadeira romaria aconteceu a cada visita. “Esse é o meu 9º carnaval como âncora das transmissões, mas neste ano com uma diferença fundamental, que é o fim da espera. Todas as escolas estão muito entusiasmadas, mas agora está mais do que o normal, numa ansiedade pela volta do desfile. E junto com isso temos a chegada da Maju. Ela, como mulher preta, gera uma identificação. Quando ela chegava nas escolas, o povo preto queria dar um abraço, tirar uma foto, recebê-la de braços mais abertos ainda. Ela é encantadora, cativa todo mundo”, elogia ele sobre a colega, que faz sua estreia na transmissão dos desfiles.

Milton Cunha

O comentarista Milton Cunha acredita que este será o Carnaval da catarse. “As pessoas já estão exaustas de chorar, de enterrar seus mortos, de pensar na dor. Acho que a catarse vai ser hoje eu não sofro, hoje eu vou me acabar, é hoje que eu canto, eu grito, eu desmaio, eu acordo. O carnaval vai ter uma pulsação dionírico de muita alegria, muita felicidade. Chegou a hora de botar a fantasia, a pluma e sair celebrando a vida”.

Pretinho da Serrinha

Pretinho da Serrinha concorda com o parceiro de transmissão: “Por causa dessa espera, pela indecisão de vai ter ou não vai ter, o primeiro momento vai ser de tensão, de curiosidade. Mas assim que começar vai ser aquele emoção e com certeza vai ser um dos maiores carnavais da nossa história. Carnaval vem cumprir seu papel que é de trazer alegria e nos fazer esquecer por algum momento dos problemas”, garante.

Cesio Lima

Novidade de transmissão, que poderá ser percebida tanto pelo público presente no sambódromo do Rio de Janeiro quanto por quem está em casa, é a iluminação cênica feita para os desfiles, que destaca as cores de cada agremiação, dá o clima na hora de sua entrada na Avenida e confere ao desfile um tratamento similar ao das grandes óperas e shows de rock. “Uma escola que vem com os carros bem iluminados pode pedir uma luz mais baixa. A escola que privilegiar as fantasias pode pedir uma luz mais alta. Esse ano vamos ter um show de luzes e as cores da escola projetadas nas arquibancadas, com um efeito incrível para quem vê ao vivo e de casa”, promete Cesio Lima, lighting designer e diretor de fotografia de carnaval da TV Globo há 20 anos.

Grupo Especial do Rio

Os desfiles do Grupo Especial do Rio serão exibidos após o ‘BBB22’, para todo país, com exceção de São Paulo, que assiste no mesmo horário aos desfiles de São Paulo. Nesta sexta-feira, 22, entram na avenida Imperatriz Leopoldinense, Mangueira, Salgueiro, São Clemente, Viradouro e Beija-Flor. Após a passagem da última escola, o início do desfile da Imperatriz será exibido. Por conta dos desfiles, ‘Globo Repórter’, ‘Sessão Globoplay’, ‘Jornal da Globo’, ‘Conversa com Bial’ e ‘Corujão’ não vão ao ar.

Sábado, 23 de abril

Amanhã, 23 de abril, a TV Globo exibe os desfiles de Paraíso do Tuiuti, Portela, Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos da Tijuca, Grande Rio e Vila Isabel. Após a passagem da última escola, a TV Globo exibe o início do desfile da Paraíso do Tuiuti. Serão canceladas as exibições do ‘Altas Horas’, ‘Supercine’ e ‘Corujão’.

Apuração Rio de Janeiro e São Paulo

E, na terça-feira, dia 26, a apuração segue o mesmo modelo: a definição da escola campeã do Rio de Janeiro será transmitida em rede pela TV Globo, enquanto São Paulo acompanha a votação da eleita do carnaval paulistano. Nesta data, deixam de ser exibidos ‘O Cravo e a Rosa’, ‘Sessão da Tarde’ e ‘O Clone’.

Pandemia

“Eu vibrei muito a cada passo que conseguimos dar por conta da pandemia: a volta às aulas das crianças, a volta ao trabalho presencial de tanta gente que precisou ficar em casa, poder frequentar uma piscina, ir à praia… Acho que o carnaval é mais um passo grande que a gente dá para voltar a ter uma vida normal. E como a gente esperou por isso…”, suspira Escobar.

São Paulo assiste aos desfiles do Anhembi

Chico Pinheiro e Michelle Barros vão repetir a dobradinha na apresentação do carnaval de São Paulo, que também começam nesta sexta, dia 22, depois do ‘BBB22’. Os comentários serão de Ailton Graça e Celso Viáfora. Hoje, desfilam no Anhembi as escolas Acadêmicos do Tucuruvi, Colorado do Brás, Mancha Verde, Tom Maior, Unidos de Vila Maria, Acadêmicos do Tatuapé e Dragões da Real.

Apuração São Paulo

Amanhã, é a vez de Vai Vai, Gaviões de Fiel, Mocidade Alegre, Águia de Ouro, Barroca Zona Sul, Rosas de Ouro e Império da Casa Verde invadirem a avenida. Na terça-feira, 26, a apuração da grande campeã do carnaval de São Paulo também será transmitida para a região pela TV Globo.

Globoplay e g1 

O Globoplay e o g1 contarão com sinais extras para alcançar todo Brasil. Assim qualquer pessoa poderá assistir, desde o início, ao desfile e à apuração que preferir. No Globoplay, também estarão disponíveis as apresentações de todas as escolas de samba na íntegra no VOD (vídeo sob demanda), gratuitamente, para não-assinantes logados.

G1

O G1 ainda oferece cobertura em tempo real, com matérias, trechos em vídeos dos melhores momentos dos desfiles, galeria de fotos e o Prêmio Globeleza, no qual o público elege seus desfiles preferidos do Rio e de São Paulo. Acesse e confira no http://g1.com.br/carnaval.

Desfiles das Campeãs no Multishow

Pela primeira vez, o Multishow vai transmitir ao vivo o Desfile das Campeãs do Rio de Janeiro no dia 30 de abril, a partir das 21h15, com Milton Cunha e a personagem Briti (Isabelle Marques), do humorístico ‘Tô de Graça’, Cacau Protásio, Pedroca Monteiro, Laura Vicente e Mari Gonzalez. No dia 24, a partir das 20h, o canal exibe a homenagem que a G.R.E.S. São Clemente fará a Paulo Gustavo na Marquês de Sapucaí. O desfile da escola ganhou o nome “Minha Vida É Uma Peça”, eternizando a vida e a obra do humorista.

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.