‘Aparecida Debate’ e a insegurança alimentar no Brasil

0

Para debater o tema insegurança alimentar no Brasil, programa recebe Daniel Balaban e Dom Francisco de Lima Soares

insegurança alimentar no Brasil
foto divulgação TV Aparecida

E ainda: TV Aparecida transmite a Novena de Pentecostes a partir desta terça-feira

O “Aparecida Debate” desta terça-feira (24 de maio), às 22h, fala sobre uma dura realidade que atinge mais da metade dos brasileiros: a insegurança alimentar. Mediado pelo jornalista Eduardo Miranda, o programa da TV Aparecida recebe dois convidados para a discussão sobre o tema.

Rede Penssan

A produção destaca a pesquisa de 2021, realizada pela Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional), que apontou 116 milhões de pessoas no país em situação de insegurança alimentar e 19 milhões passando fome.

ASSISTA NA TV APARECIDA

Neymar Dias canta no palco do ‘Luar do Sertão’

Inflação

Nesse contexto, uma das conclusões do “Aparecida Debate” desta semana é a de que o cenário atual da insuficiência de alimentos na mesa dos brasileiros é resultado de uma combinação que os especialistas chamam de “explosiva”. Uma das causas é a inflação no preço dos alimentos, com alta de 43% entre 2018 e 2021, e o aumento do desemprego. Situação que foi agravada pelos reflexos da pandemia do Coronavírus no Brasil.

Daniel Balaban

Para debater o assunto, o programa convidou Daniel Balaban, representante no Brasil do Programa Mundial de Alimentos e diretor do Centro de Excelência contra a Fome. Ele também é economista, mestre em relações internacionais e especialista em políticas públicas, cooperação internacional, mobilização de governos e iniciativas inovadoras. Ele ainda foi assessor especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República e presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Dom Francisco de Lima Soares

Outro convidado para a roda de discussão é Dom Francisco de Lima Soares, bispo da Diocese de Carolina, no Estado do Maranhão. É coordenador do grupo de análise de conjuntura da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), graduado em Ciências Sociais e Econômicas, em Filosofia, com mestrado em Sociologia e doutorando em Ciências da Educação.

“Aparecida Debate”

O programa “Aparecida Debate” é exibido toda terça-feira, às 22h, na TV Aparecida.

LEIA TAMBÉM

TV Aparecida transmite a Novena de Pentecostes a partir desta terça-feira

A TV Aparecida exibe a partir de terça-feira, dia 24 de maio, às 19h, a celebração da Novena de Pentecostes. A solenidade cristã, que acontece 50 dias após a Páscoa, celebra a vinda do Espírito Santo sobre Maria e os Apóstolos que estavam reunidos por medo dos judeus e também para rezar e esperar um sinal de Deus.

“Daí-nos vossos frutos, ó Divino Espírito Santo!”

Neste ano, a novena tem como tema “Daí-nos vossos frutos, ó Divino Espírito Santo!”. As transmissões, ao vivo, acontecerão durante duas semanas, entre os dias 24 e 27 de maio, e depois de 30 de maio a 3 de junho, sempre às 19h, direto da Basílica Histórica.

Irmão Alan Patrick Zuccherato

“Rezar esta novena é um convite a todos os cristãos para se prepararem bem para a solenidade de Pentecostes. Vamos pedir a Deus que os dons do Espírito Santo conduzam a Igreja, hoje, como aconteceu com a Igreja nascente, após a ascensão de Jesus. A TV Aparecida será sua companhia neste momento de forte espiritualidade”, ressalta Irmão Alan Patrick Zuccherato, diretor de Programação da TV Aparecida.

Pentecostes

Pentecostes é a coroação da Páscoa de Cristo, considerada uma das datas mais importantes do calendário litúrgico da Igreja, juntamente com a Páscoa e o Natal.

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.