Léa Garcia conversa com Bial

0

Léa Garcia conta sua história hoje, dia 13, no ‘Conversa com Bial’

Léa Garcia conversa com Bial
Pedro Bial e Léa Garcia / foto divulgação TV Globo

Hoje, dia 13, o ‘Conversa com Bial’ exibe um encontro presencial de Pedro Bial com a atriz Léa Garcia no Teatro do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Figura histórica do teatro negro no Brasil, Léa iniciou a carreira no Teatro Experimental do Negro (TEM) – companhia fundada por Abdias do Nascimento, artista e ativista pelos direitos civis da população negra – em 1952, com apenas 19 anos. No programa, fala sobre suas origens e a trajetória no teatro, TV e cinema.

Léa Garcia

Léa compartilha o sentimento ao subir no palco de um teatro pela primeira vez: “No momento que eu pisei no teatro eu senti que realmente era a profissão da minha vida, era o que eu queria ser para o resto da vida, até morrer”, e explica como busca trazer uma reflexão por meio do papel de atriz acerca da imagem de mulher negra: “Eu sou uma atriz que tem consciência dessa questão […] e faço trabalhos que são me apresentados algumas vezes de forma bastante estereotipada, mas procuro trazer para o grande público, em especial para o público negro, a minha mensagem, seja através de um olhar, um gesto, tentando desmistificar o estereótipo”.

ASSISTA NA TV GLOBO

‘Altas Horas’: Serginho Groisman recebe Pedro Bial e Theo Bial

Carreira

O programa conjuga conversa e imagens de arquivo, passando por papéis importantes já interpretados por Léa no cinema, como em “Orfeu Negro”, que lhe rendeu indicação à categoria de melhor interpretação feminina pelo Festival de Cannes em 1957; na novela “Escrava Isaura”, de 1975; e a série de projetos com a atriz Ruth de Souza.

“A Vida não é Justa”

Agora, após 70 anos de carreira, Léa retorna ao teatro com a peça “A Vida não é Justa”, baseada no livro homônimo de Andrea Pachá, com direção de Tonico Pereira, e em que contracena com o ator Emiliano Queiroz. Ela também está no longa “O Pai da Rita”, dirigido por Joel Zito Araújo e produzido pela Globo Filmes, que estreia nos cinemas no próximo dia 19.

‘Conversa com Bial’

Com direção artística de Monica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o ‘Jornal da Globo’. O programa também é exibido no canal internacional da Globo e em simulcast no Globoplay. As entrevistas também podem ser acompanhadas no podcast ‘Conversa com Bial’, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio.

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.