Rodrigo García conversa com Bial

0

Rodrigo García conta histórias da convivência com seu pai, Gabriel García Márquez, no ‘Conversa com Bial’

Rodrigo García conversa com Bial
Rodrigo García / foto divulgação TV Globo

Rodrigo García, filho de Gabriel García Márquez, um dos maiores representantes latinos da literatura – vencedor do Prêmio Nobel e autor do best seller “Cem Anos de Solidão” -, é o convidado de hoje, dia 23 de junho, do ‘Conversa com Bial’. Rodrigo, que também é diretor e roteirista de cinema, lançou no Brasil o livro “Gabo & Mercedes: uma despedida”, com relatos íntimos sobre os últimos dias de vida de seu pai e sua mãe, e compartilha com Pedro Bial detalhes da convivência com ambos.

ASSISTA NA TV GLOBO

‘Mistura Paulista’ fecha temporada com Liberdade e Bella Vista

Rodrigo García

Sobre a escrita, Rodrigo explica que não era intencional a publicação de um livro: “Quando estávamos na casa dos meus pais e os médicos disseram que o Gabo [como família e amigos chamavam Gabriel] tinha cerca de três semanas de vida, começamos a viver naquele estado tão estranho em casa, de quando uma pessoa está prestes a morrer […]. Então comecei a anotar coisas sem saber muito o que fazer […]. Quando meu pai faleceu, voltei para Los Angeles e, rapidamente, escrevi tudo […], mas deixei aquilo de lado porque não sabia o que fazer. Era uma escrita muito pessoal, longa demais para um artigo, e curta demais para um livro. Depois de sete anos da morte da minha mãe, percebi o assunto que me interessava: a despedida dos meus pais, o significado de não os ter mais no mundo”, diz.

Mãe

Rodrigo também fala sobre sua mãe, a figura que inspirava seu pai, e sua personalidade marcante. “Minha mãe sempre foi surpreendente, era uma pessoa, como digo no livro, muito aberta socialmente, mas muito privada para certas coisas; muito forte, mas também muito sensível”, define.

“Cem Anos de Solidão”

O cineasta comenta sua infância com o pai, recorda o processo de escrita dele e do diagnóstico de demência que recebeu em 2006 – sobre o episódio, compartilha histórias sobre o avanço da doença, como quando Gabriel releu “Cem Anos de Solidão”, sem se lembrar de que era ele que havia escrito, e diz “não sei de onde saiu tudo isso”.

‘Conversa com Bial’

Com direção artística de Monica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o ‘Jornal da Globo’. O programa também é exibido no canal internacional da Globo e em simulcast no Globoplay. As entrevistas também podem ser acompanhadas no podcast ‘Conversa com Bial’, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio.

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.